BRONCHOVEST ®: a solução natural para controle de problemas respiratórios na suinocultura

O trato respiratório é o primeiro local de infecção para muitos patógenos. As infecções respiratórias em suínos surgem com mais frequência durante períodos de maior amplitude térmica (noites frias com dias relativamente quentes).

Alguns dos sintomas de comprometimento do sistema respiratório são:

  • Diminuição do ganho de peso
  • Piora na conversão alimentar
  • Queda na uniformidade dos lotes e
  • Aumento na incidência de pneumonias e condenações por pleurites no frigorífico.

Para uma ótima gestão preventiva das doenças respiratórias, os programas de vacinação, de medicação e de manejo são ferramentas muito importantes. Apesar destes vários programas de vacinação e medicação, as doenças respiratórias são comuns e de difícil controle na suinocultura.

Devido à crescente tendência de redução do uso de antimicrobianos, é importante a adoção de ferramentas alternativas para melhoria da saúde respiratória.

Neste cenário, uma terapia complementar com aditivos naturais como suporte adicional pode levar à melhoria do bem-estar animal, do desempenho e da eficiência da produção.

Os óleos essenciais têm se apresentado como uma alternativa na produção animal, sendo utilizados frequentemente como substitutos aos antibióticos e melhoradores de desempenho no sistema entérico. Porém, quando abordamos o sistema respiratório, nota-se um número menor de estudos e variedade de produtos no mercado.

Biochem possui em seu portfólio o produto BronchoVest®, um aditivo composto pelos óleos essenciais de eucalipto e hortelã-pimenta e por cristais de mentol.

BronchoVest ® possui efeito antimicrobiano comprovado contra patógenos que causam infecções respiratórias, efeito descongestionante e calmante das mucosas das vias aéreas.

Ainda, durante períodos de calor, o mentol promove sensação refrescante, facilitando assim a respiração. Ao promover suporte à saúde respiratória dos animais durante períodos de desafio, podemos melhorar a vitalidade e produtividade.

     Os primeiros estudos com BronchoVest ® foram realizados com aves. Estes demonstraram, dentre os principais benefícios:

  • Redução da sintomatologia respiratória frente aos desafios sanitários
  • Padronização da titulação vacinal quando usado após a vacinação
  • Redução das reações vacinais
  • Redução das condenações no frigorífico por aerossaculite e
  • Melhoria do desempenho zootécnico de frangos de corte, reprodutoras pesadas e postura comercial.

Recentemente foram realizados dois estudos em granja comercial no Brasil, com leitões em fase de creche e fêmeas em maternidade.

Para leitões em creche, a utilização de BronchoVest ® reduziu os sintomas respiratórios e, como consequência indireta, a incidência de diarreia, o que consequentemente reduziu a necessidade de tratamento individual com antibióticos e melhorou o desempenho nas fases pré-iniciais.

Para as fêmeas em maternidade, o uso de BronchoVest ® promoveu redução da frequência respiratória 24 horas pós-parto e melhoria do consumo de ração. Consequentemente os leitões destas fêmeas apresentaram aumento no ganho de peso e melhoria do escore fecal.

Como conclusão geral, BronchoVest® possui eficácia comprovada para redução de sintomas respiratórios em suínos, o que, de maneira indireta, pode levar à melhoria do bem-estar e estado geral de saúde, permitindo melhoria do desempenho de leitões desmamados e fêmeas em lactação.

Patricia Versuti Arantes Alvarenga – Gerente Técnica Biochem

Zootecnista, mestre e doutora em Zootecnia

Compartilhar