BronchoVest® Reduz sintomas respiratórios e lesões pulmonares de suínos

BRONCHOVEST® reduz sintomas respiratórios e lesões pulmonares de suínos.

As doenças respiratórias têm grande impacto econômico na suinocultura, e por possuírem causas multifatoriais, a prevenção e o tratamento não são simples.

Além dos prejuízos em desempenho e condenações de carcaças no frigorífico, os gastos com medicamentos para tratamento e recuperação dos animais acometidos são altos.

Os problemas respiratórios, resultado de processos inflamatórios e/ou infecciosos, geram produção e acúmulo excessivo de muco nas vias aéreas, prejudicando a respiração, as funções pulmonares e o bem-estar animal.

Por isso, é essencial uma ação rápida e assertiva visando evitar e reduzir estes sintomas, para prevenir problemas secundários e maiores prejuízos zootécnicos e financeiros.

BronchoVest® é uma solução natural Biochem, formulado com óleos essenciais de eucalipto e hortelã e cristais de mentol, com ação efetiva de redução de problemas respiratórios.

Seus princípios ativos possuem efeitos antimicrobianos contra patógenos primários e secundários que podem acometer o sistema respiratório dos animais.

Além disto, BronchoVest® reduz a produção excessiva de muco, possui efeito expectorante e calmante das vias aéreas irritadas, resultando em diminuição da sintomatologia respiratória.

BronchoVest® também age reduzindo os sintomas de estresse calórico, por sua ação refrescante promovida pelo mentol, melhorando o bem-estar animal. Ao promover suporte à saúde respiratória dos animais durante períodos de desafio, é possível melhorar a viabilidade e a produtividade.

Vários estudos in vitro e in vivo demonstraram a eficácia de BronchoVest® para suínos, aves e bezerros.

Os primeiros estudos realizados com aves demonstraram, dentre os principais benefícios, redução da sintomatologia respiratória frente aos desafios sanitários, padronização deave suinobr.png titulação quando usado após vacinações, redução das reações vacinais, redução das condenações em frigorífico por aerossaculite e melhoria do desempenho zootécnico de frangos de corte, reprodutoras pesadas e postura comercial.

Para suínos, sua eficácia já foi comprovada para fêmeas em maternidade, leitões em creche, crescimento e terminação.

Na creche, o uso de BronchoVest® reduziu em 50% os sintomas respiratórios (Figura 1) e, de maneira indireta, a incidência de diarreia, o que levou à redução de 50% na necessidade de tratamento individual com antibióticos e consequentemente melhora do desempenho nas fases pré-iniciais.

Figura 1. Contagem total e prevalência de tosse em leitões dos tratamentos Controle e BronchoVest® (*P < 0,05).

Na maternidade, o uso de BronchoVest® para as matrizes em pré-parto e lactação melhorou o consumo de ração das fêmeas, e consequentemente o desempenho de seus leitões, resultando em redução da mortalidade e aumento no peso ao desmame.

Para os animais em crescimento e terminação, o uso de BronchoVest® reduziu em:

– 21% a sintomatologia respiratória,
– 25% as lesões pulmonares mais graves, resultando em
– 10% de melhoria do índice para pneumonias (IPP).

Ainda, o desempenho zootécnico e mortalidade dos animais foram melhorados com o uso do produto.
BronchoVest® possui eficácia comprovada e documentada:

  • Alta concentração de princípios ativos,
  • Ação antimicrobiana,
  • Reduz efetivamente os sintomas respiratórios em suínos e
  • Favorece maior bem-estar e estado geral de saúde.
Compartilhar