Uma microbiota intestinal equilibrada e eficiente é crucial para uma produção animal rentável.

Uma imagem contendo objeto Descrição gerada automaticamente

No entanto, este equilíbrio é frequentemente perturbado por um amplo espectro de patógenos que resultam em inflamações intestinais graves e impedem a conversão alimentar. Atualmente, várias estratégias de alimentação, incluindo probióticos, são usadas para prevenir tais disbioses com confiança e apoiar a saúde intestinal, o desempenho animal, e o bem-estar dos animais.

A Biochem dá aos seus clientes uma panorâmica compacta da saúde intestinal e dos efeitos benéficos dos probióticos, incluindo estratégias de alimentação para aumentar e estabilizar o desempenho animal e a rentabilidade da produção. Junte-se a nós numa viagem através do fascinante mundo da saúde intestinal e do incrível papel dos probióticos.

A eficácia do Bacillus coagulans contra bactérias zoonóticas

Os animais de fazenda às vezes podem carregar bactérias nocivas que podem se espalhar e causar doenças, conhecidas como bactérias zoonóticas. Uma maneira natural de reduzir o risco é permitir que um aditivo probiótico para rações restaure o equilíbrio da microbiota e reduza a carga destas bactérias.

A melhor prevenção de doenças é eliminar o patógeno ou evitar qualquer contato com a bactéria ou vírus patogênico. Em condições de fazenda, isso nem sempre é possível. Algumas das bactérias patogênicas podem ser encontradas no intestino de muitos animais e podem causar doenças quando há estresse ou durante a diminuição da imunidade, entre outros. Essas bactérias também são encontradas naturalmente em reservatórios como água subterrânea e solo.

Vença o mal com o bem

Do ponto de vista da lucratividade da fazenda, da saúde e do bem-estar animal e da perspectiva da saúde humana, é crucial mitigar da melhor forma possível as chamadas bactérias zoonóticas, como E. coli, Salmonella e Campylobacter. Uma ótima maneira de manter essas bactérias sob controle é controlá-las com suas contrapartes: as bactérias benéficas.

Bactérias benéficas, ou “probióticos”, têm sido usadas há anos na nutrição animal para apoiar o equilíbrio entre bactérias patogênicas e benéficas no trato intestinal do animal. Uma nova adição à caixa de ferramentas probióticas é o TechnoSpore ® , baseado no Bacillus coagulans DSM 32016.

Suprimindo E. coli enquanto melhora o desempenho

Gráfico, Gráfico de barras Descrição gerada automaticamente

TechnoSpore ® (doravante denominado ‘o probiótico’) utiliza muitos modos de ação para modular beneficamente o microbioma intestinal, incluindo exclusão competitiva e inibição direta. Isso foi demonstrado em uma série de testes. Os ensaios in vitro analisaram a taxa de crescimento específica de duas cepas patogênicas diferentes de E.coli co-incubadas com o sobrenadante das culturas probióticas em meio tamponado. Os resultados deste estudo in vitro mostraram que a taxa de crescimento específico de ambas as cepas de E.coli foi reduzida quando o sobrenadante conduzido por Bacillus coagulans foi adicionado (Figura 1). Outro ensaio in vitro (Brasil) demonstrou que a suplementação de probióticos reduziu E. coli nas fezes e melhorou significativamente a consistência fecal, sugerindo condições intestinais mais saudáveis.

Controle de Salmonella e Clostridium

Gráfico, Gráfico de barras Descrição gerada automaticamente

Salmonelose e enterite necrótica causadas por Salmonella typhimurium e Clostridium perfringens emergiram como doenças significativas associadas a grandes perdas econômicas na indústria avícola em todo o mundo. Além de causar enormes perdas de desempenho nas aves, S. typhimurium e C. perfringens também são patógenos de origem alimentar e, portanto, bactérias críticas. Os ensaios mostraram que quando os frangos são desafiados com ambas as bactérias enquanto recebem o probiótico, o ganho de peso diário e a FCR são melhorados e a mortalidade é reduzida (Figura 2). Isso significa que o probiótico controla as perdas de desempenho em frangos de corte causadas por C. perfringens eS. typhimurium .

Conclusão

TechnoSpore ® é uma ferramenta eficaz para reduzir bactérias zoonóticas e as quedas de desempenho associadas em animais de fazenda. Adicionar este probiótico não só tem um efeito positivo na saúde animal e na lucratividade da fazenda, mas também mantém as bactérias zoonóticas sob controle. Portanto, reduz o risco de doenças transmitidas por alimentos em animais de criação.

Compartilhar