Você sabe quais os benefícios que cada mineral possui na nutrição dos animais?

A suplementação mineral é de suma importância para a melhoria da produtividade, da saúde e do bem-estar dos suínos. E para tal, os suinocultores precisam atentar-se as fontes de microminerais nas rações e sua disponibilidade aos animais. Para assegurar o fornecimento de níveis adequados, a Biochem apresenta a linha de minerais orgânicos EcoTrace®. A linha conta com quatro glicinatos – Cu, Zn, Mn e Fe, que irão participar de funções fundamentais para diversos processos metabólicos dos animais em diferentes fases de produção.

Cobre: absorvido e armazenado no fígado. Possui carregador específico do fígado para as demais regiões do organismo onde irá participar de processos de crescimento ósseo, formação enzimática, no metabolismo do ferro e na síntese de hemoglobina, contribuindo para a prevenção de quadros anêmicos em suínos. Além disso, tem participação no aumento dos níveis de RNAm para o hormônio de crescimento e envolvimento em processos reprodutivos.

WhatsApp Image 2024 01 23 at 08.02.08

Zinco: tem papel importante no processo de reticulação do colágeno, que contribui para a resistência à tração da pele e para a cicatrização de feridas. Participa como um ativador de várias enzimas, atua nos tecidos de rápido crescimento, no processo de produção, armazenamento e secreção de hormônios como insulina, testosterona e cortisol; participa no equilíbrio ácido-básico e na calcificação dos ossos, e favorece a proliferação de linfócitos contribuindo para a integridade do sistema imunológico dos animais.

WhatsApp Image 2024 01 23 at 08.02.03

Manganês: Sua atividade como um constituinte enzimático acontece em mais de 60 processos que acontecem no organismo do animal, sendo um micromineral essencial para as atividades metabólicas desempenhadas por todo o organismo do animal.

WhatsApp Image 2024 01 23 at 08.02.13

Ferro: Suas funções são importantes em diversas enzimas que são responsáveis pelo transporte de elétrons e de O2. É componente das hemoglobinas e mioglobinas e está diretamente relacionado à anemia ferropriva. A suplementação com Fe orgânico para as porcas gestantes e lactantes, por exemplo, contribui para o aumento dos níveis de ferro no leite e, consequentemente, maiores níveis para as leitegadas. Isso irá diminuir a possibilidade de ocorrência de anemia pós-nascimento.

WhatsApp Image 2024 01 23 at 08.02.18
Compartilhar